domingo, 3 de junho de 2007

SEÇÃO FILOSÓFICA

Relatório do dia 08/05/07
Autores: Antônio e Luiza

1º. A professora Paloma falou para os alunos para desenhar como a gente se vê! Depois nosso corpo inteiro e mais detalhes.
2º. A gente conversou sobre a frase: “Eu não me imaginei, eu existo!” E nós concluímos que tem pessoas que se acham muito legais, inteligentes, carinhosas; só que elas se olham no espelho e querem mudar alguma coisa. Exemplo: se uma pessoa quer mudar o tamanho dela, ela tem que se esforçar, senão ela não vai conseguir mudar! E também ela pensa na moda em que os outros falam. E isso é ruim.


Relatório do dia 24/04/07
Autor: Eduardo (4ª Roxa)

O que significa ter medo de se conhecer?
“É ter medo de não ser o que se pensa” (resumo falado pelo Eron)

Você tem medo de se conhecer?
“Não porque eu quero melhorar e para isso eu preciso me conhecer porque é importante conhecer a si próprio.” (Ágata)
“É importante conhecer a si próprio porque eu posso melhorar” (Breno)

Nas duas perguntas o que é mais importante?
“Se conhecer primeiro e depois notar os erros dos outros” (Luiz Gustavo)
“É importante se conhecer bem e conhecer os familiares. Precisamos conversar e etc...” (Natan)



Relatório do dia 17/04/07
Autora: Ana Cecília (4ª Marinho)


Primeiro revisamos a última aula: falamos o que é ser competente e cheguei a conclusão que ser competente é ser uma pessoa responsável por seus atos e compromissos. Que temos qualidades e defeitos, que temos que conquistar nossas amizades e discutimos o que é ser bom. Lemos o poema: "O homem, as viagens" e depois o discutimos.
Cheguei à conclusão de que o homem nunca está satisfeito com o que ele faz (com o mundo dele). Mas antes dele fazer isso ele tem que estar bem com ele mesmo e não se contentar com as coisas pequenas da vida.
A professora Paloma perguntou por que achávamos isso e respondemos que os nossos sonhos são bons, mas tem o seu lado ruim, porque às vezes conquistamos isso de forma errada, negativa, não de forma correta.
Estamos falando também do aquecimento global, porque o homem quer tanto conquistar tudo e está destruindo seu próprio habitat. A Terra está ficando doente e sempre que ele tenta arrumar tudo, ele estraga mais ainda.
Image Hosted by ImageShack.us